quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Avacalhações 2010, digo, Eleições 2010


"Passaram as eleições, nada mudou..." Humm... Sei que na verdade esta não é bem a letra da música de Renato Russo, mas tudo bem. Esta fica sendo a nova versão, o hit da política brasileira, ou melhor, das eleições 2010. Vejamos se procede. Para começar, Dilma Rousseff foi eleita presidente com 56% dos votos graças ao carisma e à popularidade de seu antecessor e companheiro de partido Luís Inácio Lula da Silva que, tanto fez para promover a imagem da candidata. Nada mudou mesmo, a pestista que fora chamada por alguns de "Lula de saia" disse que dará continuidade aos projetos do então presidente.

Espere um pouco. Acho que a música continua assim: "... mas eu sei que alguma coisa aconteceu, está tudo assim tão diferente." E realmente havia coisas diferentes. Se não me engano seriam algumas aplicações de botox, um novo corte e outra cor de cabelo, além de outras coisinhas feitas por Dilma para melhor se apresentar ao eleitorado. Não podemos nos esquecer da mudança do candidato José Serra para o pouco aceito "Zé, o homem do povo, de origem humilde. Realmente algumas coisas mudaram.

Já que estamos comentando sobre avacalhação, digo, eleição, não podemos nos esquecer dos famosos que sofreram um surto e resolveram se candidatar a senadores ou deputados. Espero que Tiririca, agora eleito, descubra rapidamente o que faz um deputado federal para que possa fazer valer a confiança nele depositada. Ou será que devo dizer "a repulsa nele incrustada"? Uma vez que, muitos que nele votaram o fizeram com o intuito de protestar contra a atual situação da política brasileira. Ao contrário do que ele pensa, pior do que está pode ficar. Mas se o papel de um político aqui for somente fazer palhaçada com a cara da população nada melhor do que um profissional para o cargo.

Além de Tiririca outras celebridades foram eleitas. Romário foi uma delas. E o que devemos esperar que ele faça? Esperamos que sua atuação na política seja diferente de sua atuação no futebol. Ele até pode se tornar um "craque" mas que seu comportamento melhore porque do contrário ainda veremos baixarias e brigas em Congressos e Assembleias.

Usar da fama para garantir cadeiras no Congresso ou Senado está se tornando uma estratégia comum e eficiente. Muitos "figurões" contiuam sendo usados para que partidos tenham expressão significativa e para que outros candidatos sejam beneficiados pela legenda. Vale lembrar outros famosos que se candidataram este ano mas não se deram bem: os irmão Kiko e Leandro do grupo KLB, o boxeador Maguila, a Mulher Pêra, outros jogadores de futebol.

Ainda bem que a política brasileira não precisa "dançar" conforme a música das eleições. "... Mas nada vai conseguir mudar o que ficou..." é trecho que faz referência ao passado porque com relação à política muito ainda pode ser feito. Não devemos nos contentar com o que estiver posto se isto não for o correto. Temos que cobrar dos que foram eleitos para que tenhamos nossos direitos garantidos, temos que ser ativos. Se em 2011 tudo parecer ter virado uma palhaçada não sejamos nós os primeiros a estender a lona para o circo se apresentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário