terça-feira, 16 de novembro de 2010

Com que roupa eu vou?


Quantas vezes você já se fez essa pergunta? Por mais bobo que pareça ser, quando escolhemos algo para vestir nos cobrimos de signos, de diversos significados que transmitem muito mais sobre nós do que podemos imaginar. As informações veiculadas nas vestimentas permitem a comunicação entre as pessoas sem a utilização de palavras, o que em minha opinião é muito perigoso. Afinal, o quanto você deseja que saibam sobre você?

Você acha que não, mas quando você vê aquela sua amiga vestida em um modelo com pouquíssimos centímetros, o que vem a sua mente? Mesmo que inconsciente, informações são absorvidas pelo observador e outras transmitidas por ele por meio das roupas, e dessa maneira uma comunicação se estabelece, muito antes de palavras serem dirigidas.

Desde a origem da humanidade, formas de linguagens foram surgindo para que os homens pudessem se interagir. Essas possibilidades de comunicação crescem cada vez mais conforme a evolução humana, e claro, aguçam aqueles interessados em compreender a sociedade a estudarem sobre elas.

Alison Lurie, autora de A Linguagem das Roupas (1997), não teve dificuldades de perceber a comunicação além da língua, no modo de ver dela
”podemos mentir na linguagem das roupas ou tentar dizer a verdade; porém, a menos que estejamos nus ou carecas, é impossível ficarmos em silêncio”.

O que você está tagarelando por meio dessa comunicação não-verbal? Cuidado. Se eu fosse você, pensaria duas vezes antes de pegar a primeira roupa que ver no guarda-roupa.

5 comentários:

  1. não é atoa que chego a ficar tonta quando passo na porta da Lounge, por exemplo! informação demais, eu acho!!! hahaha.
    adorei o post! e concordo que a roupa costuma refletir como você está se sentindo e o que está pensando ou desejando! além de mostrar o quanto voce está disposto(a) a se expor!

    ResponderExcluir
  2. Tem gente que se expõe até demais, pela falta dela. RISOS RADICAIS.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A comunicação não-verbal é um recurso que o Homem desenvolveu nos primórdes da civilização e que garantiu a sobrevivência e a manutenção da nossa espécie. E essa ausência de palavras durante a troca de informações entre indivíduos, nos dias atuais, se dá, por exemplo, pelo modo como eles se vestem. Muitos afirmam que é a pessoa que faz a roupa, e não o contrário. Não é bem assim. Um homem não será bem visto se chegar em um casamento de camiseta cavada, bem como uma mulher terá sua reputação posta em cheque se for a uma formatura de mini-saia e blusa decotada. Então, quando for colocar uma roupa, pense bem no que você quer que pensem sobre você.

    ResponderExcluir
  5. Realmente as roupas dizem muito a respeito do que somos ou do que pretendemos aparentar ser. É por isso que nós mulheres nos deparemos com o dilema de que roupa vestir todos os dias.
    Por meio de nossas vestimentas desejamos nos sentir bonitas e confortáveis. Nos preocupamos com o que os outros pensam e costumamos pedir a opinião dos outros sobre que "informação" usar.

    ResponderExcluir