terça-feira, 16 de novembro de 2010

A lua de mel acabou: Cruzeiro levanta voo de Uberlândia

Depois de uma atuação lamentável contra o São Paulo, o Cruzeiro Esporte Clube resolveu levantar voo (literalmente) da cidade de Uberlândia. A lua de mel com o estádio do Parque do Sabiá terminou após duas derrotas sofridas, pela raposa, em terras mineiras, a outra foi contra o Atlético Mineiro.

Cuca, técnico do time celeste, que tem fama de chorão após as derrotas sofridas, por sempre reclamar da arbitragem, dessa vez, direcionou suas lamentações, não somente para o homem do apito, mas também para a torcida.

Logo após o término da partida, o comandante da raposa reclamou em alto e bom tom que era decepcionante o time adversário possuir mais torcedores que o clube mandante. “Hoje fiquei decepcionado com 70% do estádio sendo torcida do São Paulo. Eu quero ser campeão e vou pedir para mudar.” disparou Cuca.

Concordo plenamente com o professor cruzeirense, porém acho o comentário do técnico uma desculpa para explicar a derrota e a má fase na qual se encontra o time mineiro. Por que digo isso? Vamos analisar os outros jogos realizados no grandioso João Havelange.

As partidas realizadas contra Corinthians e Flamengo tinham mais torcedores do time adversário. Entretanto, como o Cruzeiro saiu vitorioso pelo placar de 1 a 0, em ambos os jogos, a torcida adversária, em número maior, sequer foi questionada, pois como diz o ditado “Em time que está ganhado, não se mexe”, no nosso caso o ditado passaria a ser “Em estádio onde se ganha, não se troca”.

Outras partidas realizadas no estádio mineiro foram contra o Internacional e o Fluminense, este último valeu a liderança para a raposa. Novamente com a vitória de 1 a 0 nas duas partidas e com estádio pintado de azul e branco.

Bom, até agora falei de jogos que o Cruzeiro conquistou os três pontos e estava em um mar de rosas com a cidade de Uberlândia. Mas, esse conto de fadas começou a desmoronar-se com a partida realizada contra o maior rival cruzeirense: o Atlético Mineiro.

A partida era de apenas uma torcida, devido a um acordo realizado pelas diretorias no primeiro turno, para evitar brigas entre as torcidas organizadas Máfia Azul e Galo Loucura. Era a vez, de apenas os cruzeirenses assistirem o grande clássico mineiro. E a torcida uberlandense cobriu o Parque do Sabiá de azul e branco e debaixo de chuva cantava “Zeeeeeeeeeeeeiro” com o peito cheio de orgulho.

Havia mais de 20.000 mil torcedores (claro que tinha alguns atleticanos à paisana). Mas, pareceu que o time celeste não estava em sintonia com a torcida. Logo nos primeiros 30 minutos com três gols do atacante Obina, que é melhor que Samuel Etoo, a torcida sofreu o golpe de ver o maior rival aplicando um chocolate e a liderança escorrendo pelos dedos. A raposa, até que esboçou uma reação, mas não atendeu ao pedido da torcida “Vamo virá, vamo virá!” e a partida encerrou-se em 4 a 3.

A partir daí, a relação de amor com Uberlândia ficou estremecida e o jogo contra o São Paulo foi a gota d’água para o caldeirão explodir. Após a derrota, o técnico soltou o verbo contra a presença de uma torcida adversária maior. Mas, pergunto a Cuca, por que quando o time ganhou mesmo com a torcida visitante maior, esse fato não foi questionado? E como explicar uma derrota para o maior rival com apenas cruzeirenses presentes? Creio que a presença de uma torcida adversária maior, não seja problema, pois se fosse assim, nenhum time visitante sairia com a vitória. E prova disso, por ironia do destino, é o próprio Cruzeiro que tem o melhor índice de aproveitamento como visitante.

Sendo assim, deixo, aqui, minha insatisfação com a decisão da diretoria cruzeirense em trocar o mando de campo dos jogos contra Vasco e Palmeiras do Parque do Sabiá para a Arena do Jacaré, Sete Lagoas. Ficou a impressão que o nosso belo estádio só serviu enquanto o time ganhava, pois bastou o time perder duas partidas para a diretoria levantar voo da cidade do triângulo. Com isso, fica difícil cultivar uma torcida fiel, pois quantos cruzeirenses não se frustraram com essa decisão? Creio que muitos.

Por Cíntia Sousa

5 comentários:

  1. Cintia, existe uma explicação para o fato de haver uma torcida maior para times do eixo Rio-São Paulo em Uberlândia, cidade mineira, do que para os times de Minas. Cruzeiro, Atlético-MG e América-MG pouco prestigiaram o interior do Estado e praticamente massacraram os clubes menores ao longo de um século. Verdade seja dita, os times da capital com suas diretorias e torcedores nunca acreditaram no poder do interior do Estado. Por que Cruzeiro joga apenas hoje no Parque do Sabiá? Porque precisa muito. Caso contrário, seria mais do mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Acho que todo mundo, inclusive a diretoria do cruzeiro, sabia que Uberlândia é uma cidade bastante influenciada pelo estado de São Paulo. Quando definiram que os jogos seriam aqui, já contavam com essa possível "invasão" das torcidas adversárias. Pra mim, o que influenciou os dirigentes a trazerem os jogos para Uberlândia foi a questão financeira. Torcedores lotando o estádio (Cruzeirenses ou não) implicam em uma enorme arrecadação financeira para o clube celeste. O problema foi que a torcida passou a atribuir esses mals resultados à supremacia da torcida adversária. E a torcida, as pessoas que vão ao estádio, eram o principal ponto dessa questão toda. O Cruzeiro Esporte Clube, na minha opinião, pecou por não escolher um estádio para se fixar, e tentar fazer dele sua nova casa. Essas mudanças só fazem o torcedor sentir cada vez mais saudade do velho Mineirão.

    ResponderExcluir
  3. Entendo a decepção do Cuca e de todo o time cruzeirense em ver o estádio lotado de torcedores adversários, ainda mais quando se perde uma partida. Mas acho que ele não podia afirmar que a decisão de mudar os jogos do Cruzeiro de estádio foi motivada pela torcida. Como você afirmou, mesmo quando o estádio estava praticamente lotado de cruzeirenses, o Cruzeiro perdeu para o Atlético MG. Graças a isso, agora não vou mais poder ver o time que torço - Vasco - jogando na minha cidade.

    Na minha opinião, o Cuca ficou decepcionado com Uberlândia sem motivo algum. Mas, essa atitude que ele tomou, com certeza decepcionou vários torcedores daqui, já que a culpa da derrota de seu time foi jogada na torcida e no estádio, desmerecendo nossa cidade.

    ResponderExcluir
  4. Obina é melhor que o Eto'o.
    Rogério Ceni é o goleiro artilheiro que mais fez gols na história do futebol.
    Se o Cuca tivesse dito coisas desse tipo para justificar suas derrotas ninguém ia reclamar e os jogos continuariam em Uberlândia (hahaha).
    Meus amigos vascaínos estão tristes :/

    ResponderExcluir
  5. Um absurdo, eu como Palmeirense nao tive a oportunidade de ver o meu querido time nesta cidade. Se o time nao está ganhando não é o estádio que é o responsável, nem tao pouco questoes do acaso. Afinal, futebol é um jogo de estratégias e nao um jogo de sorte em que um elemento como o local ,por exemplo, que pode determinar o seu final. Foi uma pena! Tudo bem que eu veria o meu time querido perder... Mas estaria lá! Pelo menos o Palmeiras nao foi igual ao corinthias que nadou...nadou... e morreu na praia. NÉ OSCARI!!! Nao podia deixar de falar sobre isso.
    RS

    ResponderExcluir