terça-feira, 30 de novembro de 2010

Natal de plástico...

Está chegando o fim do ano. Época de festas, de reunir a família, daquele espírito natalino de união, de generosidade, onde o mais importante é ver quem amamos felizes. Será?

As ruas já estão cheias de decorações natalinas, do vermelho e verde pomposo que foi importado lá de cima (não do céu) daquele país que sempre influenciou no nosso modo de pensar, os EUA. Foi-se a época onde uma simples flor seria o presente perfeito para agradar um ente querido. Se você ganhou um presente caro, espera-se que dê um presente bem valioso em troca (o capitalismo também foi importado lá de cima).

Nessa época as compras chegam a elevar 10% em relação aos outros anos. O natal é a data comemorativa que mais produz lucros nos varejos. Já existem sites que instruem os consumidores a como comprar neste período, alguns propõem que se trace uma “estratégia de guerra” para realizar as compras e conseguir tudo o que quer, pois seria uma imensa decepção não obter o ipod (ops, ipad) mais recente para seu sobrinho querido.

Quanto você está disposto a pagar por esse natal? Aparelhos eletrônicos, presentes, roupas, sapatos, enfeites, luzes de natal, ingressos para as melhores festas... E não se esqueça de comprar a comida também, pois com a falta de tempo da população, a comida tem que ser a mais fácil de cozinhar, mas que agrade e deixe os vizinhos “verdes de inveja”..

Então corra, corra porque o natal está à venda! Em todas as lojas, em todas as vitrines, pois quanto mais cedo a imagem de espírito de natal é vendida, maior o lucro. Você poderia comprar em outra época, como lembrança, em um período onde tudo é mais barato, mas o fato é que compras natalinas são (se pode-se dizer assim) mais atraentes.

Aproveite as ofertas e peça também um pouco de dignidade, de alegria, de tempo com a família, de amor, de esperança, disposição e principalmente generosidade, mas a de verdade, não aquela egoísta que todos querem sentir, e sim o sentimento de ajuda ao próximo que está em falta no mercado.

Boas festas!

Do Grinch: Tatiana Oliveira

Um comentário:

  1. Tatiana, seu texto me emocionou. Você conseguiu trabalhar os clichês do Natal de forma belíssima, sem cair no chato, no previsível. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir