terça-feira, 16 de novembro de 2010

Grandes Shows no Brasil: Delícia ou Martírio?

O público brasileiro apaixonado por música, principalmente internacional, já vinha se acostumando a juntar um dinheirinho para os grandes shows de segundo semestre nos últimos anos. Alguns festivais inspirados no formato de sucesso de grandes eventos internacionais foram ganhando credibilidade e já eram garantia de boas atrações. Essa fórmula deu bons sinais, implicando em problema nesse ano de 2010. A overdose de eventos, concentrados principalmente nesse segundo semestre, está deixando muita gente confusa ao perceber que suas economias não foram o bastante pra conseguir acompanhar todos os shows desejados.

Acompanhando sites de música e cultura pop em geral, cheguei a comemorar várias vezes a vinda de artistas que eu gosto muito aos palcos brasileiros. Mas, infelismente, essas comemorações foram equivocadas. Em meio à festivais como o SWU, Planeta Terra e Natura Nós , além de shows individuais não consegui escolher onde gastar as moedas que humildemente engordavam meu cofrinho. Só pra se ter uma idéia fiz uma conta somando o dinheiro que eu iria gastar para conseguir ver todas as bandas que eu queria (e isso incluindo apenas os que eu disse "esse eu não posso morrer sem ver"). Eu teria que desenbolsar nada menos do que 810 reais, fora transporte, alimentação, hospedagem e sem mordomias como camarote e pista premium. Fora que teria que ficar atento pra comprar todos os ingresos no primeiro lote. Uma distração e teria que gastar mais de 1000 reais só nas entradas.

Depois de ter perdido Pixies, Dinosaur Jr, Yo la Tengo, Queens of the Stone Age, Belle and Sebastian, Pavement, Rage Against the Machine o meu ano ruiu de vez quando anunciaram o mestre Paul McCartney.

Tudo bem que a concorrência entre os eventos estimulou o crescimento, mas ele foi muitas vezes desordenado. Dá pra fazer uma lista imensa com reclamações sobre o SWU, por exemplo, com uma pequena vasculhada na internet. Lá, um hamburguer simples, só com pão, carne e queijo custava SÓ 11 reais. Imagina como meu bolso estaria nessa hora?

São boas as opções pra quem quer um evento cultural. Mas, infelizmente, parece que falta às organizações desses festivais pensar coletivamente. O público médio parece ser esquecido e acaba sendo prejudicado nessa situação toda.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Lu, concordo com tudo. Ao mesmo tempo que a gente comemora a vinda desses artistas para o Brasil, a gente se decepciona com a falta de viabilidade desse tipo de evento para o público. E mesmo assim a galera não mede esforços pra ir. Um amigo meu que foi pro SWU dormiu no carro com mais 5 amigos nos dias em que estiveram lá por falta de espaço pra armar barraca e por falta de dinheiro pra alugar um quarto de hotel.. imagina o perigo.. Gostei muito do seu post, parabéns!

    ResponderExcluir