terça-feira, 16 de novembro de 2010

Suicídio, modernidade e a promessa da vida perfeita


Às vezes eu me pergunto o que leva a pessoa ao suicídio, qual o motivo tão forte para interromper a própria vida? Que mal é esse que não escolhe idade, classe social, cor ou cultura?
Vivemos em um mundo moderno, cheio de fantasias produzidas pelo capitalismo, promessas de uma vida mais prática, confortável e a lei de que você só pode ser feliz se tiver a roupa de marca, o carro do ano, entre outras idéias difundidas no nosso dia a dia pelas diversas corporações. O que mais é preocupante é que essa taxa só tende a crescer de acordo com as pesquisas. A vida moderninha que promete a felicidade completa está indo em direção contrária a sua ideologia, a mensagem de aproveitar a vida acima de qualquer coisa, não se importando com o outro e a busca compulsiva pelo dinheiro está levando as pessoas a uma solidão, pois mesmo com a realização de todos estes quesitos quase obrigatórios da vida atual a pessoa acaba se encontrando sozinha em meio a esse cotidiano tão acelerado de diversas informações a cada momento.
Acredito que o grande motivo para essa solidão na vida contemporânea são as relações entre as pessoas baseadas muitas vezes no interesse, o valor do outro esta no que ele tem, as pessoas passaram literalmente a ter o seu preço. A parceria, o companheirismo dura até o momento em que você tem um alto valor, a amizade dura apenas nas noites de bebedeiras, momentos regados a muito consumismo e de relações extremamente rasas. E é nessa cultura consumista que o mundo vai se desenvolvendo, está aí a explicação de pessoas que cometem suicídios aparentemente inexplicáveis. A falta de recursos para ter tudo que a modernidade propõe é um motivo relevantemente importante, mas a vida consumista totalmente realizada também é, o ser humano passa a ser vazio e sozinho, apesar de ter diversas "amizades" e possuir tudo que o capitalismo oferece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário